sábado, 31 de dezembro de 2022

um algo sobre mim



❝...te mandei mensagens como se houvesse possibilidade de resposta, dias e dias me mantive refém da sua atenção, mas entendo o quanto a vida é corrida e precisamos seguir o movimento dos nossos passos, são segundos precisos que não devem ser desperdiçados. Eu me sentia seguro demais que você permaneceria que te deixei amostra em meu álbum de amores, tão ao alcance das mãos, como se isso pudesse massagear meu ego ferido de tantas coisas que não fui capaz de contar.
Mas a vida é composta de todas as despedidas que pudemos dar, assim o espaço para uma nova se abre e aprendemos como a evolução da mente funciona, foi assim soltando as mãos dos seus pais e seguindo em frente que nos tornamos fazedores da nossa própria história. Todo coração sofre o primeiro amor, mesmo que não seja aquele verdadeiro, mas é o que acreditamos pois vivemos o dia como se fosse o único que vale a pena viver, tudo dói como uma queimadura leve que não podemos tocar, respirando profundamente a cada mergulho nesse oceano que é a nossa vida. São necessárias as vezes esquecer da vida, experimentar álcool e deixar a sobriedade de lado, como também ascender cigarros e respirar algo que não temos a mínima ideia do que é, pode pausar essa ansiedade causada pela despedida de paixões desgostosas, aprendendo como amar da forma correta guiando dessa vez pelo caminho certo.
Realmente, me despedi de tanta coisa que era antes para viver um hoje mais tranquilo, afinal de contas, tudo começa com uma despedida, né verdade?
Hoje, minha casa está um pouco fria sim, mas o brilho que tenho nos olhos podem ser vistos até fora da galáxia, por mais exagerado que seja, esse pontinho insignificante que sou eu, se sente bem, pulsando em frequências diferentes, talvez com pressa demais em alguns poucos momentos, mas compreendi finalmente que a vida realmente deve ser levada de uma maneira mais leve. Nada precisa ser mais tão intenso demais, pois até isso um dia acaba, será que a sobra é o suficiente para manter a felicidade?
Tentei ser revolucionário, fazer coisas diferentes todos os dias, mas gostava quando comíamos um pão de coco com achocolatado e esquecíamos que havia um mundo lá fora, a vida é mais simples, por mais que as palavras parecem ser tão desconexas, tudo que tenho feito desde então foi conquistar o que é necessário para que o universo faça sua parte e me traga o momento exato onde a singularidade faça sentido, pois já provei tanto café amargo, quem sabe está na hora de sentir algo mais doce?
Habito um ponto onde minha presença se faz suficiente, preenchendo as lacunas que faltam sem tirar nada da minha serenidade, não é que nada mais me abale, a verdade é que consome bem menos, com isso tenho cada vez menos perguntas, melhor assim, é bem melhor assim.
Todos temos nossas próprias conclusões, pintei no céu tantas interrogações que me esqueci de ouvir as canções de amor que sempre me acompanharam e eu havia esquecido, mesmo abraçando o vazio praticamente todos os dias, pela primeira vez na minha vida, sei exatamente aonde quero ir, por mais que ainda escute vozes ecoando nos meus sonhos, não te conto mais, assim te deixo voar como também tenho feito. Voamos, cada um em seu mundo.
Não perco mais o sono, tenho a medicina para isso e aceito de bom grado, a sensação que tenho pertence somente a mim, não preciso mais explicar para ninguém os motivos, não é que esteja com medo, mas já cedi espaços imensuráveis com receio de novas colisões, sei que são palavras mais uma vez inventadas, mas espero ser lido exatamente como leio com o máximo de atenção que tenho.
Tenho prolongado o fim, sei disso, mas tem alma que quando se toca, não há como fechar as cortinas e achar que o espetáculo acabou, existe toda uma pós produção a ser feita, disso realmente não tenho dúvidas, e eu sei sim que a saudade é um fato vivo, que ela está aqui para maltratar, mas também não temos que matar logo quando nasce, tudo tem fases do início ao fim, assim ninguém precisa arrancar mais nada, deixamos tudo que foi um dia plantado, siga seu rumo natural, se as raízes forem fortes e profundas o suficiente, existe toda uma vida pela frente, se não, continuaremos a plantar, exatamente como deve ser.

e assim é o fim, sem mais...❞


- marcosask -


terça-feira, 27 de dezembro de 2022



❝...me sinto culpado por ser assim, mas entenda que a vida que passa em meus olhos quando abro a janela, a luz não reflete exatamente como é para todos, como se o mundo girasse e eu estivesse perdido em busca de algo que não tenho a mínima ideia do que é. Sei que minhas necessidades mais urgentes são minhas dependências emocionais que rodeiam minha cabeça fazendo flashes cegarem meus olhos no momento que a lembrança vai ser dura demais para me machucar. Então me sento na cama como se fosse fazer minha primeira oração, mas presto atenção na verdade, nessa alergia que faz meu nariz coçar, me vêm uma respiração profunda por não entender que estou em mais uma fase da minha vida onde não me sinto realmente feliz, completo ou talvez apenas comum. Não espero mais que ninguém no mundo me entenda, até cansei de falar por ser julgado demais, não é por isso que ainda estou aqui.

Queria de fato, me desculpar, sei que falhei horrivelmente em tantos momentos que hoje qualquer melhoria faz parecer minimamente insignificante, mesmo que eu tenha também a intenção de fazer tudo ficar bem, compreendi tanta coisa errada, que na maioria das vezes o resultado sempre era algo completamente injusto a todos. Não foi por mal, nunca foi mesmo, mas tenho de fato um defeito que ainda não consegui reparar já passando da minha metade de vida útil, sempre me sinto estar despreparado para um novo passo como se a vida seguisse alguma programação que faço, nunca tive escolha, sempre deixei que fizessem por mim por mais que isso não fosse o que realmente queria.

Deixei de ser alguém interessante e vivi momentos de angustia emocional demais, mesmo sabendo que houve tempos preciosos, entre minhas ilusões e a realidade, existe um rancor enraizado em cada ponto de tudo que um dia escrevi, já assumi o quanto isso me machuca e aceito minha covardia em falar "não", se esconder nunca é tão simples como parece, é um infinito de caminhos diferentes que perseguir tentando buscar exatamente o que já estava comigo de um momento para cá, cedi a minha incapacidade de enxergar a realidade dos meus olhos, aceitei minha fragilidade causando uma nova queda ao perceber que não consigo me ajustar ao meio que estou sem a possibilidade de mudança. 

Minha vida também seguiu, disso eu sei, mas carrego junto ainda várias parcelas de defeitos e qualidades para cada lugar onde vou, como se eu pudesse gradativamente concertar alguns erros e resolver problemas alheios usando o que tenho de melhor, ao menos é o que dizem para mim. Sei que você não merece minha loucura tão fora da curva, criei abismos desastrosos demais para saltar, com isso sou incapaz de reverter tudo que causei, ainda assim, espero que me desculpe por ser incapaz de mudar quem sou e assim te fazer feliz...❞



- marcosask -

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022



❝...em dias onde o céu está um pouco mais estrelado, me pego imaginando como tudo parece tão pequeno daqui de baixo, como se esses brilhos colados no céu se comparam com os pequenos reflexos em seus olhos.
sim, sempre tentei entender todos os seus segredos lendo as direções que desviava o olhar em meio a perguntas que por muitas das vezes, eram sem sentido. Acredito que você nunca tenha percebido ou preferiu desconsiderar, mas a verdade é que eu enxergava em seu olhar o quanto iria ser difícil fechar os olhos dali em diante, pois te ver tão perto de mim, era como sentir o coração saltar do peito.

eu tinha tanta coisa para te falar com o tempo sempre tão cronometrado conforme a sua dança, que dificilmente conseguia segurar as suas mãos.

queria te falar sobre o peso que a minha cabeça tinha quando estávamos longe, como as pálpebras coloridas faziam um contraste tão lindo com as suas olheiras. A verdade é que estava perfeito demais, sem banalizar a palavra perfeição, mas minha dor não existia, apenas olhava vagamente para tudo sem pensar em nada, colorindo cada passo seu deixando meu mundo mais bonito.

minhas cores sempre foram com o contraste baixo, pouca luz e tudo parece estar desbotado. Sei que o mundo é exatamente assim, não é sempre que conseguimos colorir, mas naquele momento tudo estava acontecendo.

nuca tive tanta certeza na vida e nem deixei tanta coisa tirar meu equilíbrio, mas você me fez mudar diversas vezes minha direção, como se a busca por todas as cores estivesse em você escondidas.

mas meu escuro novamente dói demais, tenho medo de dormir com as luzes apagadas, minha vida nunca foi fácil e cada vez mais está sendo pior, a ausência que sinto não fala mais de ti, é apenas uma sombra refletindo o medo que vejo de mim mesmo.

sem mais, apenas com o ódio contido e diluído...❞


- marcosask -


domingo, 25 de dezembro de 2022



❝...tem coisas que perdemos o foco e esquecemos de lembrar, deve ser assim com tudo que deixa sua essência, ao menos isso faz com que a conformidade chegue mais rápido, o cheiro deixa de existir e esquecemos de tantos detalhes vivos em nossa mente, como a cor da sua pele, voz e cabelos, a diferença na altura que te permitia sentir meu coração, ao menos era o que me dizia fazendo aumentar o espaço da covinha que existia ao sorrir com os lábios. 
São os tons que acabaram sumindo junto com a cor dos teus olhos, a fragilidade de teu abraço e a fluidez com que nossas mãos se encontravam durante a maciez do encontro dos nossos lábios...❞


- marcosask -
2016





❝...ontem, um amigo foi muito sincero comigo, disse que na verdade não tenho medo que algo acabe acontecendo e dando tudo errado, pois já passei por tantos fins que seria apenas mais um para entrar em minha linha do tempo. Sei que ele está certo, mas o que ele não consegue entender é que tenho muito mais medo da possibilidade de as coisas darem certo e realmente alguém fique do meu lado independente do que aconteça, que também veja meus medos como enxergo o de todos e tento de todas as maneiras amenizar qualquer tipo de sofrimento por mais que possa me prejudicar.

Talvez esse amor não exista assim, ou seja, algo que poucos merecem, só que sempre desejo que no mundo alguém esteja vivendo um amor lindo da maneira que sempre desejei...❞


- marcosask -

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

poesia para a lua



❝...quando algo repousa por tanto tempo em meu peito, considero que ele está acima da minha compreensão, por mais que minha atenção esteja voltada ao seus cabelos tocando levemente em seus ombros, no suor das mãos quentes ou qualquer outro detalhe que eu deseje amar, sei que está muito perfeito e além do que consigo compreender.

Você merece o descompasso acelerado que meu coração faz, até mesmo diminuindo quando respiro profundamente e lembro que os olhos vistos pelos seus hoje estão distantes dos meus, mas mesmo assim, é uma lembrança bonita, pois você está feliz a nada disso mais importa, tudo sempre foi por você e não há nada mais importante no mundo.

Vivo procurando tons que possam explicar os azuis que fazem sua presença ser viva no perfume que custo em repetir ser teu mesmo sabendo que minha memória falha com o passar dos anos, finjo sentir sua maciez escrevendo textos e mais textos, também não arrisco de te mostrar pois eles são pequenos comparados a você, assim não posso te dedicar minhas melhores palavras, sei que nunca serão o suficiente.

É injusto viver assim, não sei nunca o que devo fazer, tudo dói, é cruel demais conhecer dois corações, ter um cheio e o outro com algo que você não sabe se tem metade, menos ou transbordado, devo então ser feliz por ter algo sem me importar com o outro lado? É uma eterna e constante pergunta sem resposta, eu não te vi me olhar ou esperar que me virasse, será que tem medo do meu sorriso, sei que meu abraço não é o melhor, mas o que você enxerga quando fecha os olhos as 3:30 da manhã? 

"É por gostar da lua que suporto o frio insuportável."

Me pergunto se vê em outros olhos o sorriso que vem da alma, se os abraços são mesmo "os abraços" e se fecha os olhos quando os braços se encontram. A vida prega peças e a minha tem sido exatamente assim, vivo buscando em cada rastro de poeira estelar, um amor que conheci, mesmo sabendo que acabo usando de maneira indevida o amor de quem me ama, não consigo retribuir fácil como é o nosso amor, ou melhor, o meu amor por você, sei que a vida continua e isso é a única curva que vou me deixar perder, mesmo que não me sinta pertencer em seus lábios, sonho acordado olhando para um pequeno pedaço do céu que vejo da minha janela, um pedaço da única coisa que acredito fielmente e não consigo mais tocar.

Meu corpo não me pertence mais, isso já faz um tempo que aconteceu...❞


- marcosask -
14-10-2022 23:49



segunda-feira, 10 de outubro de 2022



❝...as coisas estão saindo da ordem, em minha ignorância, sempre acreditei que estar conectado em alguém, significasse estar junto o tempo inteiro, viver o comum numa vida a dois, isso sim era o mínimo que acho necessário, como se o calor físico fosse a única possibilidade de manter qualquer conexão. Mas com o passar do tempo, percebo o quanto estive errado sobre isso, não podemos resumir o elo que criamos com uma pessoa apenas quando há proximidade física.
Acho que vai além das palavras que soltamos ao vento, quando fazemos isso em pensamento, somente aquela pessoa sente, como um sonho aleatório que faz todo o sentido te fazendo questionar o em que de fato deve acreditar, é algo onde os olhos não enxergam mas o coração sente bem lá no fundo, como se as almas andassem e tropeçassem juntas sem se importar com as consequências.
Afinal de contas, o que mais importa já que estão juntas? Não há mais o que temer.
Dizem que existe uma mistura da essência de cada um, assim tudo dos dois se torna um, mesmo que existam defeitos, dons e desejos, cria-se um novo ser, onde a sintonia dispensa palavras e tudo se torna perfeitamente evidente entre os dois, sem forçar, sem precisar existir a necessidade de palavras.


Sei que as coisas não estão indo bem, minhas crises aumentam e as insônias voltaram com muita força dessa vez. Talvez tenha que levar em consideração os sintomas crescentes, até porque somos humanos e perdemos a percepção de algo que é inatingível. Sabe quando observamos o intelecto, escolhas e comportamentos que podem não parecer, mas estão cada vez mais distantes?
Todos os dias tenho aprendido o que não quero descobrir, é uma crescente perda de detalhes que não vão mais voltar, todos os dias algo acontece, acabam vindo as cobranças, mudanças de comportamentos e julgamentos. Não sei mais o que está certo, perco a cor enquanto sinto que você se intensifica. Não sei o que está certo, mas certas regras são muito bem delimitadas, só que na nossa existem muitas brechas, acredito que a culpa seja unicamente minha, assim é melhor para aceitar.
Não é sobre a distância, tão pouco sobre a falta de tempo pelo ritmo frenético que vivemos, mas é sobre um sonho que estou esperando para sonhar junto...❞



- marcosask -


a


❝...os anos passam tão depressa, mesmo assim continuo com a mesma sensação de me manter apaixonado por tanta coisa boba, sabendo que hoje as circustâncias são outras.

Sei que meu coração sente todas essas mudanças, assim sempre espero que ele me perdôe por tantas falhas, todas as perdas somadas ao tão pouco que tenho é quase um todo do que sou. Devo tanto a ti, depois de tantos anos, hoje tem um sorriso no rosto lindo e sincero, sei que demorei demais para soltar minhas imaginárias amarras, mas as coisas são exatamente como achamos que devem ser, até me agradeço por isso, por ter estragado tanta coisa e hoje entender que estamos em nosso melhor momento da vida, tudo isso é o melhor de nós, não desisti e nem você, assim continuamos mais fortes e seguros.

Posso dizer sem rancor, que foi com você que aprendi o significado da palavra saudade, sua maneira de mostrar um céu colorido desenhando tons imagináveis aos meus olhos disperssos. Hoje meu mundo vive entre a realidade dura de ser e o que aprendi seguindo a magia do seu olhar.

O amor que sobreviveu até durante a tempestade, hoje florece após o ultimo dia de outono, mesmo que o tempo não deixe de passar, uma semente sempre germina fazendo o ciclo voltar a girar em torno de tudo o que um dia se foi mas será eterno em um certo lugar de um certo alguém.

Tudo sempre foi lindo por mais que eu tente estragar da minha melhor maneira possível...❞

[bem, é facil afirmar que te escrevo linhas sobre nossas histórias, por mais que minhas palavras não passem de pensamentos soltos no ar, ainda existe algo que não ficou para trás, talvez somos coisa alguma, uma irrelevância continuação de um vhs escondido na gaveta do quarto, mesmo esquecidos por todos, ainda estamos ali, sendo algo um para o outro e esquecido pelo mundo. pintei seu gosto em meus desenhos, palavras e tudo o que posso, assim consigo um dia ver de outra maneira, como um acorde novo que ouço naquela canção repetida infinitamente em minha playlist, fazendo o mundo real deixar de existir e entrar na magia de um universo composto de tudo o que compõe as estrelas do seu olhar]



- marcosask -


terça-feira, 9 de agosto de 2022



❝...são exatamente 3:35 da madrugada, estava dormindo após um dia extremamente cansativo e acordo super assustado, um silêncio absoluto na casa, tudo completamente escuro, mas no canto superior direito do quarto, percebo uma minuscula luz, piscando, ascendo a luz imediatamente e não consigo enxergar nada, apago a luz novamente e imagino ser algum furo na película blackout da janela, mas essa luz pisca de maneira intermitente, some durante um tempo e volta a piscar, penso se estou criando luzes na cabeça, abro a janela, com isso entra um pouco de luz das ruas, mas mesmo assim em um momento ou outro a luz pisca novamente.
Respiro profundamente para decidir levantar, sei que isso vai me tirar completamente o sono, ascendo a luz, puxo a cadeira e subo pare ver de perto o que se trata, ainda insistindo em ser um furo na película, tento seguir observando a janela a fim de perceber algum feixe de luz, mas quando volto a olhar para a o teto novamente, percebo um vaga-lume preso num fio de teia de aranha.
Ainda sinto arrepios ao lembrar.
Com bastante cuidado, toco a teia com um dos dedos e o levo ainda preso para o peitoril da janela, coloco levemente ele no meio da minha outra mão e vou soltando o fio que está preso em uma das suas asas, quando consigo solta-lo completamente, deixo que ande até a janela e fico observando seu piscar, apago a luz novamente e me pego imaginando o porque do susto, acordar sempre nesses horários, porque um vaga-lume?
Pirilampo talvez?
É triste saber que não volto a dormir, é triste tanta coisa, mas é mais uma que sobrevivo.
Com a janela aberta, percebo que ele pega voo, ainda pisca uma ultima vez como se fosse sua despedida, me mantenho deitado olhando para o cantinho de céu que agora consigo ver da minha janela, é minha melhor maneira de passar o tempo, posso imaginar um mundo inteiro de possibilidades com tudo de lindo que posso colocar, desde um céu sempre laranja a duas luas que em uma certa década irá se encontrar em um eclipse, unindo seus brilhos na sombra de um astro maior.
Sou fascinado por tantos infinitos e a possibilidade de uma conexão que causaria uma mudança no mundo, mesmo que nada dure para o sempre que gostaria, esse momento mágico é vivido e visto por toda a galáxia mesmo que fuja da sua compreensão.
Talvez alguém seja esse céu, as luas, estrelas ou o sol, talvez eu esteja aqui apenas observando e imaginando que todos sem exceção merecem uma galáxia inteira de possibilidades, é assim que desejo, pois um dia eu tive, por mais que vieram tantas virgulas, sei que no final, o sorriso ao ver a lua amarela parecida com uma melancia, nunca deixou de existir...❞


- marcosask -



quarta-feira, 3 de agosto de 2022



❝...chega um momento que me dei conta do quanto tempo fiquei distante, sempre me perguntando por onde estaria agora, se olhava para o céu e a lua, se sorria quando via um arco iris, se seus olhos tão castanhos ainda tinha todo o brilho que sempre sonhei em meus devaneios melancólicos.
Mas, não tenho resposta, não tenho.
Assim é a vida, os anos se passam como as semanas que trabalhamos de mais e não nos damos conta que já chegou no final de semana seguinte. É assim que deixamos de pensar, por mais que vez ou outra alguma lembrança boba traz de volta alguma involuntária coincidência, a certeza que o peito não aperta mais fazendo a respiração fluir normalmente com a mesma leveza de sempre.
Imagino as vezes como seria um reencontro, será que uma tal felicidade ocorreria ou seria apenas como rever um amigo que nos separamos quando criança após uma discussão super boba sobre algum jogo eletrônico? Afinal de contas, não somos mais os mesmos. 
Mas, será que em algum momento você saiu daqui?
O tempo faz com que tudo ao nosso redor mude, tão rápido demais que não temos a mínima noção de como aconteceu, sabemos apenas que estamos aqui, nem sequer te reconheço, por mais que ainda te veja, escute, não sei mais de quem estou falando, apenas te beijo em meus abraços noturnos em dias de frio que durmo sem lençol.
Sim, sou muito bobo, tolice minha pensar em algo de um passado que remoer faria meu coração bater novamente descontrolado como se você ainda existisse ...não há nada mais que eu possa fazer, ainda encaixo as lacunas de palavras em textos tão complicados de serem desvendados que confundem qualquer um, mas o significado dele está em um passado que dói tanto fazendo rever como é tão diferente hoje, ao ponto de não fazer mais sentido tudo que está escrito até agora.
É muito doloroso perceber isso.
Sei que não há possibilidades, afinal de contas muito do que se perdeu não passa de coisas guardadas em backups virtuais. A verdade é que EU não me aceito hoje como sou, estou preso no presente voltando ao passado somente em alguns poucos momentos, como se as pessoas ainda continuassem as mesmas, como se um dia enxergássemos um ao outro, não nos falaríamos, nem nos escutávamos, apenas seguimos na mesma direção até seguir novamente por caminhos opostos.
Com isso, está na hora de fechar esse livro definitivamente...❞

tive o prazer de ler há alguns anos atrás, um livro chamado pearl jam twenty, lançado em 2011, ele fala sobre o inicio da banda até aproximadamente uns 20 anos de estrada, em um certo momento, Eddie Vedder fala sobre a letra de black. "é sobre os primeiros relacionamentos, a música é sobre desapegar. É muito raro um relacionamento resistir à atração gravitacional da terra, para onde leva as pessoas e para onde elas vão crescer. Eu ouvi dizer que você não pode ter um amor verdadeiro ao menos que seja um amor não correspondido, essa é pesada porque seu verdadeiro amor é aquele que você não pode ter para sempre". me pego pensando após ouvir mais uma vez, como se levantar depois que tudo acaba, mesmo sabendo que todos os sonhos indicaram exatamente o contrário do que vivi, imaginando algo para uma vida toda tentando me firmar nessa realidade louca e até inocente, em alguns momentos. Eddie fala o quanto isso é difícil de acontecer e sempre que acaba, um abismo se abre diante dos nossos pés, tudo preto, sem sentido algum.

❝...só para deixar claro, eu nunca desisti do que quero
mas desisto do que dói
tem coisas que machucam demais
e assim se torna necessário desistir
pois é nesse momento que me dou conta 
o quanto insisto demais
no que já desistiu de mim há muito tempo

às vezes, é necessário compreender que só fomos uma passagem de tempo
na vida de alguém que foi para bem longe, para um céu tão distante dos nossos olhos
se foi para brilhar a outro alguém
não adianta tentar tentar enxergar flashes de luzes e imaginar
ficar assim não me cabe mais, é uma permanência que chegou ao fim tarde demais...❞



- marcosask -


domingo, 31 de julho de 2022



❝...ontem, me perguntaram se te amo. Engoli seco, pois não é uma resposta simples, não há como provar ou mostrar algum dado onde possa mensurar o que sinto ou demonstro sentir. Ao invés de buscar algo novo, pensei somente o dia em que te conheci, como me sentia devastado e seu sorriso fez magicamente tudo melhorar, mas isso ainda não responderia a pergunta, já que não se tratava do meu sentimento, mas da certeza que eu teria em saber que você sentia o mesmo, o exato dia em que o amor se tornou uma realidade entre nós.
Agora me dou conta que a resposta seria praticamente impossível, pois não se trata das vezes que estivéssemos juntos e tocávamos nossas mãos, nem posso pensar sobre a intensidade que exalava, então deveria me concentrar como tudo aconteceu, não era sobre adivinhar a data do seu aniversário ou te dar flores que acabaram sendo esquecidas, mas acho que aconteceu no momento em que te coloquei de maneira natural para andar distante do meio fio, ou quando pela manhã te perguntava sobre o seu sorriso, quem sabe pelas inúmeras tentativas em te deixar confortável te fazendo sentir-se importante, não que fosse menos para os outros, mas talvez naquele momento as coisas não estivessem tão bem no mundo e eu queria que no nosso tudo estivesse bem. Eu sabia  que não adiantava ter coisas acontecendo de maneiras incríveis na minha vida e te ver queixa-se de detalhes tão facilmente resolvidos, mas mesmo assim me calava e apenas ouvia, pois minhas palavas não eram tão importantes quanto as suas.
Mas sabe, a verdade é que não sei o momento exato, acredito somente que diante de todos os acumulados, em um certo momento as coisas se encaixaram e uma luz se acendeu e te fez dizer "eu te amo", me fazendo calar e sentir tudo o que é o amor, me fazendo questionar tudo que um dia senti e achei que era.
Quem sabe assim eu poderia ter respondido a pergunta, mas apenas sorri e disse que ninguém nunca entenderia...❞


- marcos.ask -


quinta-feira, 14 de julho de 2022

desânimo



❝...é interessante a facilidade da pessoa que gostamos tem de nos machucar, mas faz uns dois anos que deixei de ir a terapia, tem algum tempo também que não faço mais tantas coisas, acredito que cheguei num ponto em que não consigo mais.

dizem por ai que não tento, mas na verdade tenho tentado de tudo de maneira tão imediata sem medir o mínimo esforço, talvez não dando a energia necessária, mas no fim é fácil ver que só parei de ligar, ler, sentir o que antes me fazia bem ou me dava essa ilusão.

estou afastado de onde as pessoas se encontram e tento deixar tudo o mais simples possível, afinal de contas, meu reflexo no espelho nem agrada a mim mesmo, imagina!

ao menos não preciso fingir sorrisos, falo menos me prendendo a pensamentos que nunca mais irão sair daqui, assim é melhor para todos e espero que me faça bem.

durante a terapia, ela me perguntava se eu ainda sentia algum tipo de sintomas parecido com a depressão, honestamente não soube responder por não conseguir mais mensurar quando estou bem ou não, então preferi positivar minha resposta e falar que "está tudo bem", uma resposta comum e aceitável a tudo que se quer esconder, né verdade?

assim vou vivendo deixando que todos me enxerguem de maneira simples e com a vida plena, mesmo que dentro de mim haja um vazio apertando o peito com uma vontade imensa de andar descalço na chuva e chorar, levo para todos um sorriso estampado no rosto, é isso que importa afinal.

não há mais lágrimas, entende isso? realmente cansei e desisti de tentar, são tantas coisas que nem consigo ter uma linha de raciocínio.

lamento muito por tudo, mas estou apagando aos poucos, talvez você nem deva ter percebido em meio há tantos, na verdade, o que mais importa?

tentei e realmente não dá certo, vamos aceitando assim o corpo cansado, olhos ofuscados, voz rouca e impaciência para completar qualquer oração.

não sei em que ponto está, mas digamos que seja o meio do fim...❞


- marcosask -

domingo, 3 de julho de 2022




❝...sabe porque parei de escrever?
a verdade é que estou cansado sentir
sentir é assustador
minha maneira de decifrar essas palavras fazem doer
está tudo preso
como se cada vírgula fosse uma nova ferida
como se as palavras fosse o oxigênio necessário aos meus pulmões, 
e mesmo assim as queimo com as cinzas dos cigarros na cor preta
onde conto quinze tragadas
para que eu tenha uma leve sonolência
quando meu corpo sente um leve enjoo
e te peço socorro
como se pudesse me ouvir
ajudar
fazendo mais uma marca em meu peito

eu tropecei em minhas próprias questões
por priorizar o medo que tenho ao sentir
de verdade, sentir
o que existe em mim...❞


não sei fazer poesia, sempre te falei que são textos curtos, com metáforas e algumas rimas desajeitadas, escritas pelo meu corpo usando minha alma, que sempre buscam um contexto único, você.


- marcos.ask -


sábado, 2 de julho de 2022




❝...acabei de parar na frente de casa, toquei com a ponta do dedo no vidro e disse "assim que uma gota cair aqui, nós saímos"

Logicamente passou um bom tempo e nenhum gota caiu, eu acompanhado de você, onde o silêncio reinava em vozes, interrompido apenas pelo cair de gotas se despedaçando em minha frente.

Não há como ver algum momento de chuva sem fixar o pensamento em você, virou uma regra, algo que a cabeça associa e não há o que fazer.

Imagino sim o que vivemos limitados ao que tínhamos e criamos tanto, ao menos em mim, existe um universo cheio de ocasiões, mesmo que a maioria delas estejam inacabadas.

Desejo a chuva, uma brisa fria, o brilho de pirilampos no ar negando tudo o que sei sobre eles...❞



- marcosask -



quinta-feira, 30 de junho de 2022



❝...certa vez, enxerguei em teus olhos, reflexos de um fim triste, pois eu sempre soube o quanto dói ir embora, os ciclos são fechados e não aceitamos aquele fim como algo real.

Por mais que tenhamos atravessado mares indomáveis em meio a tempestades, lutando contra tudo e todos com a justificativa que o amor poderia vencer qualquer barreira, qualquer frio, qualquer tristeza ...esse é o fim real. Talvez eu estivesse cansado demais, quem sabe você também, assim sentamos por não conseguir se manter de pé e aguardamos tudo inundar, soltado bem devagar as mãos, calmamente para não machucar demais o outro, assim quem sabe a dor de um não chegue tão depressa nos dois.

Não poderia segurar mais, estávamos literalmente perdidos dentro de tantas histórias escritas de maneira ruim, essa batalha já estava perdidas desde quando o mundo se tornou lindo ao primeiro encontro, decorávamos as gargalhadas e os cheiros um do outro como se tudo fosse isso e fim.

Hoje conheço um lugar triste demais para falar, ouço algumas músicas como se fosse o suficiente para abraçar o destino e desejar não mais existir, pois está pesado demais sustentar tanto em meus calcanhares. 

Queria te ver agora, seria como voar em direção ao horizonte sem medo de cair, mas eu preciso sobreviver a tudo como sempre fiz, e isso acaba exatamente aqui, por mais que eu saiba o quanto nosso silêncio nunca foi realmente tão silencioso como deveria, talvez porque nossos olhares espelham confissões com palavras que somente nós podemos traduzir, isso acaba aqui...❞


- marcosask -

quarta-feira, 29 de junho de 2022

falo da brisa fria, cores berrantes e palavras não ditas, considerando as reticências que não sei mais usar


❝...muitas das vezes, imagino como alguns acontecimentos poderiam virar facilmente páginas de um romance dramático, ainda mais que na ficção tudo pode chegar a extremos e todos os envolvidos irão voltar para sua vida normal, já que tudo faz parte da imaginação do autor e leitor.

Mas, o amor anda tão maltratado que estou cansado demais para encontrar algo bonito nisso tudo. Sempre que me vejo andando por qualquer lugar e a sensação que estou sentindo algo bom, aparece como uma brisa de vento, um céu azul ou até o cheiro de chuva recém caída me vêm na cabeça, como se os dias que a vida era simples pudessem voltar, inocentemente imaginava que a felicidade viria dançando para mim com um sorriso nos lábios e pontinhos brilhantes nos olhos.

Mas querer intensamente nunca foi suficiente, talvez eu tenha sonhado demais em ouvir tua voz rouca de sono e tenha me esquecido de percorrer devidamente os passos para chegar até isso, a verdade sobre tudo o que nos tornamos hoje, não faz o mínimo sentido, éramos o sorriso do outro, transformamos um dia de sol na maior tempestade de lágrimas.

Realmente me perdi ao ponto de não enxergar seus sinais, deixei todos que tomassem decisões por mim influenciando nós, afinal de contas, não conseguia chegar à conclusão alguma diante de tanta regras de sinalização no + e -.

A culpa foi minha, disso tenho certeza, não deveria ter deixado tantas frases sem pontos finais com a desculpa do português mal escrito, enquanto na verdade, queria deixar dentro de mim um final que nunca vai existir.

Assim, permaneço isolado sem conseguir respirar profundamente e sair de onde me encontro, esperando a sua nova não resposta ao perguntas que não sei fazer, imaginando seus passos se distanciarem cada vez mais, de um adeus não dito no dia de cores berrantes e cheiro do mar, as lágrimas sempre foram verdadeiras, eu sei, mas eu já não sou mais nada que agrade ninguém, isso já não tenho dúvidas.

Adeus, já que não pude dizer

Adeus a história que não será mais escrita e abandonada em meio há tantas notas escondidas

Largo tudo hoje no meio do caminho, já que assim o destino quis, não vou mais tentar....❞


[tudo é por você]


- marcosask -



sábado, 18 de junho de 2022



tem dias em que tiro pequenos toques das minhas lembranças, apenas para sentir que em alguns momentos posso sorrir, queria tanto isso de volta, queria tanto dormir segurando forte a sua mão.

é um ir e vir de tristeza, trazendo em meu olhar uma sensação de perda por não ter percebido pequenos detalhes escondidos de um mundo que não consegue continuar com apenas um habitante, andando por escombros do que um dia foi tudo de melhor, dentro da realidade possível de si.

não sei se ainda te quero, não é isso que está escondido nessas palavras, mas parece que aqui algo ainda não foi compreendido, aceitar que o tempo se foi não é tão fácil quando o coração mantém tudo tão perto.

nada foi da forma que deveria ser

sempre tive um jeito despreocupado, assim deixava que minha tempestade não fosse vista por ninguém, talvez mentir assim faça com que as pessoas se lembrem de mim sorrindo.

com isso, não sei se ainda te quero, talvez ainda não tenho como responder, pois isso pergunto a mim mesmo todo o tempo e também acredito que se soubesse não poderia aceitar essa resposta.

me deixo então levar pela sensação de toque que ainda tenho, como se minhas únicas certezas estivessem baseadas em nunca te ter e mesmo assim fechar os olhos e correr para perto de ti, fingindo que esses sonhos acontecem de maneira involuntária, pois vivo numa realidade vazia, com sorrisos que nunca são o que parece.

eu cruzava palavras e não consigo mais traçar uma linha onde machucar alguém não se torne o objetivo, é triste demais saber disso, é triste demais manter algo atemporal, afinal de contas, as conversas acabaram e isso aconteceu tantas vezes que dentro de mim crio possíveis respostas suas para minhas desculpas sem jeito, não adiantava apagar o que meus olhos viam e entravam na minha própria pele.

tudo aquilo está morrendo comigo e não sei mais o que fazer.

minhas mãos não conseguem seguir meus pensamentos, tudo que faço é pequenos textos imaginários que nunca deverão estar registrados em lugar algum, todas as minhas verdades escrevi aqui como se estivesse confessando meus pecados, isso foi errado demais, talvez por isso não saiba se ainda te quero, realmente não sei se ainda te quero.

todos temos nosso ponto de partida, por mais que te deseje a estrela mais brilhante do céu todos os dias, a consequência disso vai além do que suporto aguentar, afinal de contas, não somos amantes, amigos, parentes, conhecidos ou um qualquer que passa pelas ruas e troca olhares inocentes.

mas posso falar que sou hoje uma pessoa muito estranha, sem motivo para fazer as coisas que deveria, onde parei tudo por estar triste demais, sem conseguir explicar o que de fato está acontecendo, apenas ando por aí vivendo da energia que meu corpo tem oscilando muitas das vezes nas horas erradas, como se esperasse por algo que ainda não aconteceu.


- marcosask -



segunda-feira, 2 de maio de 2022




❝...há poucos dias atrás, estava no Campo Grande, havia uma entrevista de emprego marcada às 14 horas, cheguei 15 minutos antes e fui atendido depois de 20 minutos, durante a entrevista de meia hora, me senti completamente entediado com as perguntas padronizadas, comuns e nenhuma direcionada realmente a mim, apenas aos requisitos básicos adotados por alguém. Ao terminar, senti uma enorme frustração percebendo que não tenho o minimo ânimo de voltar a rotina de trabalho comum.No retorno, entrei no largo do Campo Grande, tinha um pouco mais de 50 minutos que havia estacionado e pagado um período de 3 horas, sentei um pouco para aproveitar a brisa do dia nublado e o movimento de poucas pessoas naquela hora da tarde.
Foi quando me deparei com nosso amigo incomum, nos abraçamos, ele disse que eu estava bastante velho (claro que morri de rir). Falamos sobre a vida e como as coisas estão acontecendo hoje em dia, afinal de contas, tem anos que não o vejo. Mas, ele não hesitou em perguntar sobre você, disse que naquele momento, criamos um acumulado de erros e dores, como se diante de tanta coisa, nada iria durar tanto. Eu lhe falei que não me arrependia de nada e sorri envergonhado, como se aquelas palavras tivesse ainda tanto sentido.
Afinal de contas, a gente sorria enquanto o mundo contorcia a nossa volta, chorávamos também quando era necessário, mesmo que fosse fazendo drama arranhando as costas na parede, tudo era para ser feito exatamente assim, as lágrimas estavam acumuladas demais, por tantos motivos que nossos olhos não suportavam mais e simplesmente desaguavam incontrolavelmente nas noites em que tínhamos consciência do fim, mas fingíamos que tudo aqui ia se resolver como num passe de mágica.
As promessas de amor sempre foram feitas sabendo que durariam até o final do dia, pois "não se ponha o sol sobre a vossa ira", o amor sempre foi visto como um pecado, assim sabíamos que o futuro nunca ia se cumprir, eu honestamente não acreditei, mas não parei de errar, na verdade, somente quando estava com você era único, fora disso viva sem sentido, afinal de contas, de que me importa a vida?
Te vi dançar acima de todo o caos que criamos, abraçamos o dia da despedida sem que eu conseguisse acreditar que o fim era aquele, como se tudo tivesse acontecendo sem que estivéssemos sendo o melhor de nós mesmos, afinal de contas, em algumas horas atrás, nossas almas estavam entrelaçadas fazendo nossos corpos serem um só.
Te desejei durante tanto tempo, que minha última respiração naquele dia está gravada na memória junto com seu último suspiro que presenciei. Falamos "até mais" pois o "adeus" nunca foi opção.
Pois é, eu disse tudo isso, de uma maneira diferente, afinal de contas, ele não poderia saber de tanta coisa.
Ele disse que nenhum "adeus" é para sempre, que tantas vidas vêm e vão, e talvez a nossa ainda esteja escrita em alguma pauta, ou talvez tenha sido um fim realmente e nessa vida nada mais acontece, quem sabe numa próxima?
Nesse momento, nos despedimos, anotei o número do seu celular para que ele estrasse em contato, não sei se aconteceu, mas pedi que não falasse sobre mim, afinal de contas, nem toda lembrança minha é boa, talvez nenhuma seja, mas minha maneira de ver tudo isso torna minha vida mais leve.
Ah, a empresa me ligou, mas recusei a oportunidade pois não saberia o que fazer com tanta coisa que já faço, pedi desculpas e agradeci pelo retorno.
Aqui tem escrito mais um adeus, diante de tantos, mas é o fim...❞


- marcosask -


segunda-feira, 25 de abril de 2022


o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários


- maquiavel -

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

07/2022


❝...sempre começo escrevendo qualquer textinho solto pensando em não falar sobre você, mas de alguma forma incompreensiva, acaba se tornando um detalhamento de situações vividas com você, como se eu fosse um e-mail esquecido, arquivado ou excluído, nunca aberto entre tantos na mesma situação.

mas ...

Talvez, hoje eu esteja falando do vizinho Ubiraci, que chega em casa às 2:15 da manhã fazendo barulho com a sua moto e ao passar pelo portão completamente bêbado, começa falando alto com sua esposa e filhos até a noite clarear o céu, ou devesse falar sobre seu Aurélio, que acorda às 7 da manhã na casa de baixo, se senta na varanda e aguarda o relógio chegar às 8 horas para abrir sua livraria, acho que poderia falar de alguém hipotético que leva uma rotina comum, sai de casa pela manhã, chega no trabalho e deixa o dia passar sem perceber o tempo guiado pelo sol, somente faz o que se deve fazer sem questionar os meios. Muita das vezes, suportamos tudo isso somente para ver um sorriso antes do dia acabar, uma oração, ou talvez apenas deitar na cama e fechar os olhos estando acordado, tentando aliviar possíveis dores incompreensivas.

Talvez a única coisa incomum entre todos, é a sensação de fim no dia que termina e de início da manhã onde tudo começa outra vez, independente dos horários, talvez exista sempre uma morte e um nascimento diário.

Acho que poderia falar sobre a Mari Lucia, esposa do Fábio que acorda às 5 e meia da manhã para preparar o café e almoço de seu amado marido, por mais que pareça forte todos os dias, ela também carrega dores que não pode falar, pois poderia magoar pessoas que tanto ama, talvez hoje, exatamente hoje, ela não tenha dormido bem, o barulho do ventilador não foi suficiente para fazer o sono chegar, assim acabou acordado um pouco mais cedo e com esses minutos a mais, desacelerou a rotina e percebeu no espelho do banheiro, marcas da idade em seu rosto, talvez ali o seu sorriso perdeu a graça, talvez nesse momento ela se deu conta que seu sonho de infância, não passou de uma criação inocente da realidade brigando com sua própria expectativa, quem sabe nesse momento passe na cabeça dela um "e se", e alguma palavra como "não ou sim" poderiam mudar toda uma vida. Que sabe exista um arrependimento ou não, quem sabe se na verdade ela sempre pensou em fugir mas talvez nunca tenha feito por achar que alguém pode considera-la egoísta, fazendo com que a expectativa do outro esteja superior a dela própria. 

Quem sabe?

Acho que posso falar sobre viver em uma cidade grande, ouvir o barulho dos automóveis que não param de se movimentar durante a madrugada, somente diminuem o fluxo, como se todos estivessem o tempo inteiro atrasados e a sensação do dia durar menos a cada momento diminuísse mais e mais, talvez sonhos aqui sejam criados e destruídos pelos esforços que fazemos tendo a sensação que nada é suficiente, as reuniões acabam sendo monótonas e após quinze minutos, nos deparando viajando na lembrança de algum momento alguém falar que "o amor pode ser bonito". Então percebermos sua colega de trabalho flertando o chefe, como se isso fosse necessário para manter seu emprego ou lhe proporcionar um aumento, desconsiderando qualquer questionamento sobre seus próprios valores. 

Quem pode julgar?

Esse texto talvez seja dedicado ao menino que ontem perdeu a mãe por um motivo incompreensível e vende bala na avenida Joana Angélica, como se a dor de ter um pai alcoólatra o forçando trabalhar, seja colocado abaixo do que seu sonho de ter uma vida comum de rotina comum com possibilidades comuns de sorrir no final do dia. Talvez as marcas e feridas no seu corpo nunca tenham chegado em sua alma e o confortem no fim.

Esse texto é dedicado a morte que em algum momento aconteceu e de um jeito ou de outro, alguém pode estar sorrindo quando um ciclo chega ao fim, por mais que a psicologia justifique os meios, somente a morte é o único motivo que faz o dia começar. Mas, percebo nas madrugadas que não durmo, nas mensagens silenciosas, no grito que finjo dar para não acordar quem está do meu lado dormindo feliz, pois tenho certeza que ela está feliz, que a noite me venceu, ganhou todas as batalhas que travei com lágrimas e suor, me afogou dentro de tudo que sonhei viver algo que se escapa pelas mãos e simplesmente vai embora, como se o dia não fosse mais nascer, como se o amor tivesse se jogado de um precipício e nem se deu o trabalho de olhar para trás, me fazendo esquecer como um sorriso com brilho nós olhos é lindo e pode durar para o meu sempre.

Mas, esse texto não pode ser finalizado falando mais uma vez sobre mim ou você, por mais que tenha "nós" oculto nos espaços das palavras, prefiro dedicar a noite que por mais uma vez está chegando, riscando mais um número do calendário que criamos para limitar sonhos que morrem no nascer do dia e talvez só ressuscitem quando o corpo se entorpecer na próxima noite que estar prestes a chegar...❞


palavras ditas pela insônia que me carrega de olhos fechados 

numa corda bamba até o infinito


- marcosask -



❝...seu sorriso é tão lindo, amo quando vejo empolgação em suas palavras, quando me mostra algo que gosta e os olhos mostram estrelas. Amo c...